Pesquisar no site
Todas as palavras
Qualquer palavra
Pesquisar na NET




Quimioterapia

A quimioterapia é uma forma de tratamento na qual o paciente recebe substâncias químicas (medicamentos), que são chamadas de quimioterápicos. Eles podem ser administrados de diferentes formas; alguns são líquidos e colocados diretamente na corrente sangüínea por uma veia superficial do paciente, outros são ingeridos pela boca na forma de comprimidos. Uma vez administrados ou ingeridos, a corrente sangüínea distribui a medicação por todo o corpo. Desta forma, estes remédios podem atacar tanto as células do tumor quanto as células que tenham se separado do tumor inicial e formado metástases em algum outro órgão distante. Por esta razão se diz que a quimioterapia é um tratamento sistêmico. Existem dezenas de agentes quimioterápicos. A escolha de qual deles deve ser utilizado depende de cada caso. O médico leva em consideração o tipo de tumor, a extensão da doença e as condições de cada paciente para fazer a escolha mais adequada. Muitas vezes para tratar alguns tumores são administrados vários medicamentos em combinação.

Normalmente os quimioterápicos são administrados em intervalos que variam de três a quatro semanas, mas também existem tratamentos que são semanais ou até mesmo diários. Os quimioterápicos matam as células cancerosas interferindo com o funcionamento destas células. Mas ao mesmo tempo em que matam as células cancerosas, eles também interferem com o funcionamento de células normais, causando os efeitos colaterais. Alguns tecidos ou órgãos normais são mais sensíveis aos efeitos dos quimioterápicos. Entre eles é importante lembrar: medula óssea (o tecido que produz o sangue), o tubo digestivo e o couro cabeludo. Cada droga quimioterápica tem suas características próprias, funciona de uma forma determinada e causa efeitos colaterais específicos. Entre os paraefeitos mais conhecidos estão: náuseas e vômitos, queda do cabelo e diminuição das defesas imunológicas. Estes efeitos secundários são temporários e reversíveis.

Radioterapia é uma das formas de tratamento do câncer. Ela pode ser feita através de uma fonte de radiação externa ou através de implante radioativo. A radiação afeta as moléculas, proteínas e DNA das células de modo a destruir o metabolismo normal e a divisão das células. A radiação de baixa energia atualmente é usado também para tratamento de doenças não malignas como psoríase, uma doença crônica que provoca o espessamento da pele.

Devido a sua eficácia, pelo menos metade dos pacientes com câncer recebem atualmente alguma forma de radioterapia. Cânceres curáveis em alguns indivíduos tais como linfomas, doenças de Hodgkin, câncer de células germinativas, câncer de cérvix, câncer de colo de útero, câncer de laringe, câncer de próstata e vários outros são tratados apenas com radioterapia com intenção de cura.
Outros cânceres são tratados com radioterapia para melhorar os sintomas, mas não a cura. Alguns deles incluem canceres de tecidos sólidos como câncer do pulmão, câncer da mama, melanoma (câncer de pele), e cânceres gastrointestinais. Quando e como é administrado a radioterapia depende do tipo de tecido, a localização e o estágio da doença, os tipos de problemas que estão causando e se a intenção é de cura ou de alívio de sintomas.

Referências bibliográficas: 

Deborah D Kennedy. Low antioxidant vitamin intakes are associated with increases in adverse effects of chemotherapy in children with acute lymphoblastic leukemia. Am. J. Clinical Nutrition, Jun 2004; 79: 1029 - 1036.G Ollenschlaeger. Nutrient intake and nitrogen metabolism in cancer patients during oncological chemotherapy. Am. J. Clinical Nutrition, Sep 1989; 50: 454 - 459.Jordan K. Extravasation of chemotherapeutic agents: Prevention and therapy. Dtsch Med Wochenschr. 2005 Jan 7;130(1/2):33-37.

N. A. C. Potz. Reliability of routine disc susceptibility testing by the British Society for Antimicrobial Chemotherapy (BSAC) method. J. Antimicrob. Chemother., May 2004; 53: 729 - 738.

Para atender as necessidades nutricionais do indíviduo nesta condição a Nuteral disponibiliza os seguintes produtos:(*)

Reabilit Peptiflex
Total Nutrition Immuno

(*) Recomenda-se que você consulte o seu médico e ou nutricionista para obter os melhores resultados.

© 1998 - 2021 www.nuteral.com Todos os direitos reservados    Mapa do Site   Aspectos Legais    Política de Privacidade