Pesquisar no site
Todas as palavras
Qualquer palavra
Pesquisar na NET




Desnutrição

A desnutrição é uma estado clínico caracterizado por um desequilíbrio e/ou uma deficiência de nutrientes no organismo. Para o reconhecimento e classificação da desnutrição usamos como forma de diagnóstico a perda de peso.


Tais desequilíbrios são freqüentemente produzidos pela deficiência de proteínas, carboidratos e gorduras como fontes de energia e micronutrientes. Estas deficiências são seguidas de alterações fisiopatológicas que primeiro refletem-se em prejuízo funcional e, posteriormente, por danos bioquímicos e físicos.


Especificamente na criança, a má alimentação não só afeta o seu crescimento como pode torná-la vulnerável a doenças, além de contribuir para exposição a doenças crônicas.


Basicamente, os fatores determinantes da desnutrição são de ordem nutricional, relacionados à falta de alimentos ou desconhecimento de práticas alimentares adequadas, principalmente as infecções repetidas, que diminuem o apetite e levam a um gasto energético excessivo.


A falta de alimentação adequada pode alterar o crescimento de forma reversível ou irreversível. Se a restrição nutricional ocorrer por pouco tempo, o peso e altura não serão muito afetados, podendo ser corrigidos pela alimentação adequada. Por outro lado, se a restrição nutricional for grave e prolongada, e se tiver início na formação do feto, os retardos no crescimento serão mais graves e dificilmente serão recuperados, mesmo com uma suplementação alimentar adequada.


As doenças infecciosas podem levar à desnutrição através de várias formas, que podem agir isoladamente ou em combinação, como: consumo reduzido de alimentos; perdas acentuadas de massa corporal aumentadas; ingestão e/ou absorção diminuída de nutrientes; prejuízo no funcionamento do metabolismo devido à deficiência de vitaminas e minerais.


A forma de tratamento clínico da desnutrição inclui reposição dos nutrientes deficientes como: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, fibras e minerais. Em conjunto deverão ser tratadas as infecções presentes e promover a estimulação física, emocional e intelectual.


Referências bibliográficas:

1. Chandra R, Kimari S. Nutrition and immunity: An overview. Jnutr 1994;124:1433-5S.

2. Gómez-Santos F. Desnutrición. Bol Med Hosp InfantMex 1946;3:543-51.

3. Lago E, Teodosio N, Araujo C, et al. Rat model of protein and protein-energy malnutrition. Int J Vitam Nutr Res 1993; 63:25-6.

4. Sawaya, A.L. Desnutrição energético-protéica. In: Sawaya, A. L. (org). Desnutrição urbana no Brasil em um período de transição. São Paulo, Cortez, 1996. Cap1, pp. 19-33.

5. Scrimshaw N, Taylor C, Gordon J. Interactions of nutrition and infection. Geneva: Word Health organization Monograph Series N° 57, 1968.


Para atender as necessidades nutricionais do indíviduo nesta condição a Nuteral disponibiliza os seguintes produtos:(*)

Total Nutrition
Total Nutrition Soy
Total Nutrition Soy Hipossódico sem sacarose
Reabilit
Reabilit TCM
Reabilit Peptiflex
Maxipro - Caseinato de calcio
TCM AGE

(*) Recomenda-se que você consulte o seu médico e ou nutricionista para obter os melhores resultados.

© 1998 - 2022 www.nuteral.com Todos os direitos reservados    Mapa do Site   Aspectos Legais    Política de Privacidade