Pesquisar no site
Todas as palavras
Qualquer palavra
Pesquisar na NET



Diabetes tipo I e II


Diabetes Mellitus

Diabetes é uma doença na qual o corpo não produz ou não usa corretamente a insulina. Insulina é um hormônio necessário para converter a glicose, contida no açúcar, gomas e em outros alimentos em energia necessária para a vida diária. É uma doença metabólica crônica, que atualmente é considerada como uma das principais doenças que afetam o homem.

 

A hiperglicemia persistente é a característica de todos os tipos de diabetes. A hiperglicemia é secundária à combinação de defeitos tanto na sensibilidade à insulina quanto na disfunção das células b-pancreáticas. A classificação baseia-se na etiologia do diabetes:

 

Tipo 1 - destruição da célula beta com deficiência absoluta de insulina, desenvolve-se freqüentemente em pessoas jovens mas pode aparecer em adultos;

Tipo 2: varia entre a resistência insulínica e um defeito secretório, mais comum em adultos; outros tipos específicos: decorrentes de defeitos genéticos e de doenças ou induzidos por fármacos e agentes químicos; e diabetes gestacional: casos detectados na gravidez.

 

O diabetes mellitus é uma afecção de grande relevância clínica por levar a danos na microvasculatura, afetando rins, retina e neurônios periféricos, assim como à aterosclerose, com elevação do risco de eventos cardíacos e cerebrovasculares .

 

O objetivo do tratamento é baixar os níveis glicêmicos a valores normais ou próximos do normal. O tratamento básico e o controle da doença dos tipos de diabetes 1 e 2 consistem, primordialmente, de uma dieta específica, de atividade física e do uso adequado da medicação (antidiabéticos orais e/ou insulina).

 

Referências bibliográficas:

American Diabetes Association. Standards of medical care for patients with dibettes mellitus. Diabetes Care. 1997; 20 (Suppl): S5-S13.

 

Dwyer DS, Bradley RJ, Kablinger AS, Freeman AM. Glucose metabolism in relation to schizophrenia and antipsychotic drug treatment. Ann Clin Psychiatry 2001;13(4):241-2.

 

Fuller, J.H. et al. Diabetes mortality - new light on an underestimated public health problem. Diabetologia, 24: 336-41,1983.

 

Guimarães, F.P.M & Takayanagui, A. M. M. Advices received from health service by patients for the treatment of type 2 diabetes mellitus Rev. Nutr. v.15 n.1  Campinas jan. 2002

 

Reis, André F. and Velho, Gilberto. Bases Genéticas do Diabetes Mellitus Tipo 2 . Arq Bras Endocrinol Metab, Ago 2002, vol.46, no.4, p.426-432.



Para atender as necessidades nutricionais do indíviduo nesta condição a Nuteral disponibiliza os seguintes produtos:(*)


Total Nutrition Hipossódico sem sacarose

Total Nutrition Soy Hipossódico sem sacarose

(*) Recomenda-se que você consulte o seu médico e ou nutricionista para obter os melhores resultados.

© 1998 - 2022 www.nuteral.com Todos os direitos reservados    Mapa do Site   Aspectos Legais    Política de Privacidade