Pesquisar no site
Todas as palavras
Qualquer palavra
Pesquisar na NET



Alergias alimentares

A alergia é uma hipersensibilidade adquirida do sistema
imunológico. Isso significa que o sistema imunológico do corpo se torna sensível a uma ou mais substâncias comuns e inofensivas presentes em nosso ambiente, tais como o pólen, a poeira, os fungos ou mesmo certos alimentos. Essa hipersensibilidade provoca uma resposta imunológica que resulta em sintomas que podem ser leves (nariz escorrendo, olhos lacrimejantes, espirros e coceiras) ou graves (erupções da pele, respiração difícil, choque anafilático). Os sintomas normalmente ocorrem a cada exposição ao alergênio. Alguns alimentos são considerados de alta alergenicidade como os mariscos e frutos do mar.

Normalmente é uma resposta a uma bactéria, vírus ou toxina. Às vezes, o nosso organismo reconhece ou ele mesmo, ou coisas como o alimento como algo anormal, e quando isto ocorre, o nosso organismo produz anticorpos, ou seja, ocorre uma resposta autoimune. Os primeiros sintomas da alergia ocorrem na média de duas horas após a ingestão do alimento e podem ser localizadas no intestino ou estômago. Estas alergias também podem ser sistêmicas ocorrendo em todo o organismo. Os sinais e sintomas desta condiçào são: tosse, congestão, prurido, falta de ar, dificuldade para engolir, dores de cabeça, dores de barriga, diarréia, dor estomacal, náusea e vômito e anafilaxia, que é uma alteração sistêmica grave, que ocorre em todo o corpo, o que na verdade é uma severa reação alérgica. O indivíduo sente como se sua garganta estivesse fechando. Uma das reações alérgicas a alimentos mais comuns são a amendoim ou óleo de amendoim. E ainda: frutos do mar, morango, tomates, codimentos, conservantes ou corantes alimentares.

A alergia a alimentos é diagnosticada através de uma combinação de métodos. A história dos sintomas pode nos revelar que a alergia é desencadeada após a ingestão de certos alimentos ou conservantes. Um exame físico no momento dos sintomas agudos podem revelar os sintomas da alergia. Existem ainda testes de sangue que podem nos revelar anticorpos, particularmente a imunoglobulina E IgE, que é característico em reações deste tipo. Certos alimentos podem causar aumento do IgE. Finalmente, existem testes cutâneos, onde através de agulhas contendo vários alérgenos são colocadas em determinados locais do corpo para após serem estudadas para sabermos se o indivíduo possui ou não alergia ao alimento. Estes teste tentam provocar uma reação alérgica no local, supervisionada sempre por um profissional da saúde. Algumas crianças que desenvolvem alergia a certos alimentos crescem, e não as possuem mais quando adultos. Entretanto, alergia a alimentos podem durar por toda a vida. Os efeitos variam de dores no abdômem até anafilaxia ou morte. Os alimentos que causam respostas alérgicas devem ser evitadas.

O tratamento inclui evitar alimentos que causam alergia ao indivíduo. Alguns indivíduos podem ter que tomar corticóides ou outros medicamentos como antihistamínicos durante uma reação alérgica. Esses medicamentos ajudam a diminuir a severidade da reação.

Para atender as necessidades nutricionais do indíviduo nesta condição a Nuteral disponibiliza os seguintes produtos:(*)

Total Nutrition Soy
Total Nutrition Soy Hipossódico sem sacarose

(*) Recomenda-se que você consulte o seu médico e ou nutricionista para obter os melhores resultados.

© 1998 - 2022 www.nuteral.com Todos os direitos reservados    Mapa do Site   Aspectos Legais    Política de Privacidade