Nuteral Informa
Nome .
E-mai .
Área de Atuação
__
Pesquisar no site
Todas as palavras
Qualquer palavra
Pesquisar na NET



Voltar



Imagem
 
 
 
 
Objetivo: A deficiência de cobre foi relatada como causa de desordens hematológicas. Entretanto, suas características clínicas e hematológicas não são compreendidas inteiramente. Conseqüentemente, investigaram-se os pacientes acamados que sofriam da deficiência de cobre e tentou-se esclarecer as características clínicas das desordens hematológicas causadas por esta condição.

Pacientes e métodos: Cinco pacientes com deficiência de cobre típica que tinham sido dependentes da nutrição enteral durante um longo período de tempo devido a várias doenças foram investigados. Mediram-se parâmetros hematológicos e observou-se a resposta à terapia de suplemento de cobre e o processo da recuperação hematológica das desordens.

Resultados: A média da idade foi 82,6+/-10,4 anos e a média da duração da nutrição enteral foi 16,4+/-5,2 meses. A concentração de cobre sérico foi diminuída extremamente (3 a 8 mug/dl da escala). Todos os cincos pacientes tiveram anemia e neutropenia. Por outro lado, a contagem de plaquetas estava dentro da escala normal. Após a terapia com suplemento de cobre, a concentração de hemoglobina aumentou 6,8+/-0,7 g/dl a 9,9+/-0,7 g/dl dentro de alguns meses (p<0.01). A contagem de neutrófilos aumentou também de 750+/-370/mul a 3,690+/-1,210/mul em algumas semanas (p<0.01). O volume corpuscular médio (MCV) diminuiu de 94,3+/-7,3 fl a 86,0+/-4,8 fl (p<0.05). Os níveis elevados de ferritina e de eritropoietina sérica (EPO) foram normalizados após a melhoria da anemia.

Conclusão: Bicitopenia (anemia e neutropenia) com contagem de plaquetas normais é uma característica das desordens hematológicas causados pela deficiência de cobre. MCV tendem a indicar anemia macrocística. Os níveis de ferritina sérica e EPO estavam elevados. Estas anormalidades hematológicas são melhoradas dentro de alguns meses após a terapia com suplemento de cobre.

Nagano T, Toyoda T, Tanabe H, Nagato T, Tsuchida T, Kitamura A, Kasai G. Intern Med. 2005 Jun;44(6):554-9

© 1998 - 2014 www.nuteral.com Todos os direitos reservados    Mapa do Site   Aspectos Legais    Política de Privacidade
Inicial Sala de Imprensa Voltar Subir Envie este artigo a um amigo(a) comentando sobre o mesmo Email Imprimir Aumentar fonte do artigo Diminuir fonte do artigo