Pesquisar no site
Todas as palavras
Qualquer palavra
Pesquisar na NET

 


NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA EM DEBATE




Imagem não disponível
 
 
 
 
O consenso nacional de nutrição oncológica, que estabelece as diretrizes para acompanhamento nutricional dos casos de câncer no país, será anunciado nos dias 1 e 2 de outubro, no Rio de Janeiro. O tema será discutido no Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica, realização do INCA, SUS e Ministério da Saúde. O evento é patrocinado pela Nestlé Nutrition com apoio da Nuteral, Biomédica, Conselho Federal de Nutricionistas, Ipoporto, Fundação do Câncer, Firjan e Sesi (RJ).

A construção do consenso vem sendo discutida desde 2005 com visitas do INCA a 42 instituições no Brasil que prestam assistência nutricional a portadores de câncer. A iniciativa tem por objetivo mobilizá-las a participar da criação do Consenso Brasileiro que estabelece as novas recomendações nutricionais na terapia da doença.

Evidências

"Já existe evidência de que o paciente, se bem nutrido, responde melhor ao tratamento e sofre menos complicações, diminuindo a morbidade e a mortalidade", diz Dr. Nivaldo de Pinho, chefe do Serviço de Nutrição do INCA. "O câncer é uma doença hipermetabólica, cujo paciente gasta mais energia e proteína. Alimentação normal não basta; é preciso a nutrição especializada, oral, enteral ou parenteral". Ele cita como complicações as mucosites, vômitos, diarréia, constipação, anorexia e exofagite. As instituições do Norte e Nordeste trabalham as terapias para o paciente adulto.

 
 
 
© 1998 - 2022 www.nuteral.com Todos os direitos reservados    Mapa do Site   Aspectos Legais    Política de Privacidade
Inicial Sala de Imprensa Voltar Subir Envie este artigo a um amigo(a) comentando sobre o mesmo Email Imprimir Aumentar fonte do artigo Diminuir fonte do artigo