Pesquisar no site
Todas as palavras
Qualquer palavra
Pesquisar na NET

 




Imagem
 
 
 
 
Nuteral conquista dois prêmios nacionais

Dois prêmios foram conquistados pela Nuteral nesta semana, o que demonstra o reconhecimento nacional ao trabalho da empresa, que foi fundada em 1992. Hoje, dia 15 de outubro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou que o presidente da Nuteral, Augusto Guimarães, foi escolhido entre os 10 empresários do País que vão receber a Medalha do Conhecimento.

Ontem, em Recife, Augusto Guimarães recebeu o troféu da etapa Nordeste no Prêmio Finep de Inovação Tecnológica - na categoria Pequena Empresa, em que conquistou o terceiro lugar. A cerimônia de entrega do prêmio Medalha do Conhecimento será realizada no dia 26 de outubro, às 13h, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, com a presença do ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan.

A premiação reconhece os empresários que contribuíram para o desenvolvimento tecnológico e industrial do País. É uma forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados à indústria nacional, e como estímulo à ampliação da incorporação tecnológica e da inovação na produção e na gestão empresarial, explica o secretário de Tecnologia Industrial do MDIC, Roberto Jaguaribe.

O prêmio Medalha do Conhecimento foi criado pelo MDIC em parceria com a Confederação Nacional da Indústria e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os dez empresários ganhadores, em 2004, do prêmio Medalha do Conhecimento são Carlos Ernesto Augustin (MT), Augusto Reinaldo Pimentel Guimarães (CE), João Claudino Fernandes (PI), Maria de Fátima Chamma (PA), Abraham Kasinsky (SP), Guilherme Peirão Leal (SP), José Eduardo Sabó (SP), Kurt Politzer (SP), Miguel Abuhab (SC) e Paulo Bellini (RS).

A seguir, a apresentação da Nuteral divulgada pela Finep:

Finep destaca investimento em P&D

Nuteral® – Indústria de Formulações Nutricionais Ltda. (CE) – A Nuteral foi fundada em 1992 e permaneceu por 18 meses incubada no Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na área de P&D de produtos nutricionais e estudo da fisiologia e nutrição, com ênfase na resposta imunológica. Foi pioneira no Ceará na implantação do programa Produção Mais Limpa (P+L), criado pela ONU para incentivar a responsabilidade ambiental nas empresas. Em 2002, recebeu o prêmio Empresa do Ano da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (Anprotec). Com cinco patentes no Brasil, 24,5% de seu faturamento vem de produtos lançados há menos de 3 anos, período em que desenvolveu e introduziu no mercado sete novos produtos. A Nuteral investe 3,8% de seu faturamento em P&D. Além disso, criou recentemente a Fundação Nuteral de Apoio à Pesquisa Científica, como forma de incentivar a P&D na área de nutrição humana e patrocinar o trabalho de pesquisadores de universidades e centros de pesquisas. Com isso tudo, a empresa viu seu faturamento saltar de R$1,2 milhões em 2001 para R$3,6 milhões em 2003.

A seguir, a íntegra da justificativa dos jurados do prêmio Medalha do Conhecimento

“Aplicou o conhecimento adquirido no doutorado para desenvolver dietas para pacientes graves”

Região Nordeste

CE

Augusto Reinaldo Pimentel Guimarães

Empresa: Presidente da Nuteral

Indicação: SECITEC/CE

Justificativa: Nutricionista, doutor em Ciências de Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP), com área de concentração em Nutrição Experimental. Fundou a Nuteral Indústria de Formulações Nutricionais Ltda, como Empresa de Biotecnologia da área de nutrição especializada, incubada no Padetec, a incubadora da Universidade Federal do Ceará.

Aplicou o conhecimento adquirido no doutorado para desenvolver dietas para pacientes graves. A empresa, pioneira na área de nutrição especializada no Nordeste, ficou 18 meses incubada para fazer o desenvolvimento tecnológico e de processo de fabricação industrial de alimento para nutrição enteral ou oral e dietas em pó instantâneo, com a utilização de nutrientes específicos para manter e restaurar a resposta imunológica. A Nuteral atua nos ramos da nutrição clínica, suplementos nutricionais e ingredientes nutricionais. A produção industrial teve início com a linha de Nutrição Clínica de alimentos para nutrição enteral ou oral, à qual seguiram-se a linha de Suplementos Nutricionais e a divisão de Ingredientes Nutricionais, em parceria com a DMV International, da Holanda, a quarta maior companhia mundial no processamento de derivados do leite. A Divisão de Ingredientes Industriais atende no País a clientela de grandes empresas de nutrição, produtos dietéticos especiais, sorvetes finos e indústrias farmacêuticas da área de nutrição.

Em 2000, a Nuteral foi eleita pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Sebrae para livro e CD-Rom que reúne 60 exemplos de inovação tecnológica no programa Tecnologia e Inovação para a Indústria. Em 2002, a Nuteral recebeu o prêmio Empresa do Ano 2002 da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas). A empresa foi pioneira no Ceará na adesão ao Programa Produção mais Limpa (P+L), criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnud). Em 2003, a Nuteral recebeu o Prêmio Top 10 In, do Jornal “Diário do Nordeste”, de Fortaleza, considerado o “Oscar” do setor de informática no Ceará, na categoria Soluções em Tecnologia da Informação

- Case na Área Privada. O prêmio foi conferido pelo desenvolvimento do novo site www.nuteral.com como estratégia de relacionamento (área restrita do site) com o consumidor e com os distribuidores comerciais.
Em 2004, a Nuteral patenteou e lançou comercialmente o primeiro suplemento nutricional destinado ao controle de peso e obesidade baseado no conceito de equilíbrio funcional do organismo.

 
© 1998 - 2025 www.nuteral.com Todos os direitos reservados    Mapa do Site   Aspectos Legais    Política de Privacidade
Inicial Sala de Imprensa Voltar Subir Envie este artigo a um amigo(a) comentando sobre o mesmo Email Imprimir Aumentar fonte do artigo Diminuir fonte do artigo